O Grupo Valouro anunciou que quer avançar com o cultivo de soja para rações e produção, abate e transformação de aves em Angola, um investimento de 150 milhões de euros que pode atingir os mil milhões em dez anos.
O presidente do Conselho de Administração do grupo líder da produção avícola em Portugal disse à agência Lusa que o objetivo é começar em 2015 com a produção de 22 mil hectares de soja para ração e com a construção de unidades para produção de aves para consumo e reprodução e de indústria para transformação da carne.
“Há apenas contactos, mas há muito interesse do Governo angolano em investimentos destes, porque importam 99,9% das aves que comem e, como tal, querem começar a produzir”, afirmou José António dos Santos.
O investimento inicial é de cerca de 150 milhões de euros, necessários para o grupo alcançar 10% da quota do mercado avícola angolano, mas pode chegar aos mil milhões de euros em dez anos, para inverter a balança comercial e ter produção capaz de responder a metade das necessidades do mercado interno daquele país.
“Numa primeira fase, vamos produzir 350 a 400 mil aves para abate por semana e 500 mil ovos de incubação por semana”, destinados ao consumo nacional naquele país, adiantou. O investimento vai permitir criar cerca de quatro mil postos de trabalho, dos quais 300 com mão-de-obra oriunda de Portugal.
Ler notícia completa - Jornal de Negócios - 10 de Maio 2014